quinta-feira, 23 de abril de 2009

QUEM NÃO COLA, NÃO SAI DA ESCOLA?

A cola é um hábito tão antigo quanto o estudo e parece não ter fim. Se a repressão de professores e fiscais sempre existiu e só aumenta, com os avanços da tecnologia a cola ficou facilitada. São mensagens em celular, pagers e até material escrito em relógios digitais, para desespero dos educadores.

Apesar do hábito ser prejudicial no final da história, não dá para esconder a verdade: a cola é uma realidade na vida dos estudantes, seja nas escolas ou nas universidades e todos recorrem a ela de vez em quando. A questão é saber se colar faz bem ou mal.

Não podemos generalizar e considerar todos os alunos que colam como problemáticos. Colar eventualmente faz parte da vida dos alunos, e não existe um único deles que nunca tenha olhado para a prova ao lado ou pensado em levar aquela equação dificílima escrita em um pedacinho de papel.

Outro tipo de cola que vem se tornando muito comum acontece com trabalhos escolares. A internet oferece uma grande quantidade de materiais para consulta e ocupa com sobra o lugar de substituta das velhas e pesadas enciclopédias de papel. No entanto, muita gente ainda pensa que basta copiar os conteúdos ali encontrados, mudar a autoria e teremos um trabalho pronto. Grande engano.

E aí, você continua acreditando no velho ditado? E se substituirmos o “Quem não cola não sai da escola” por “Quem cola só se enrola”?

www.igeduca.com.br

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A CHIMPANZÉ ANJANA‏

Algo fantástico e belo!
Além da beleza soberba das fotografias, é maravilhoso o afeto que se pode criar entre espécies tão distintas.
Quando o furação Hannah separou dois tigres brancos da sua mãe, Anjana veio em seu salvamento. Anjana é uma chimpanzé. Ela assentou bem no papel de mãe, oferecendo carinho, brincando e ajudando mesmo com a alimentação.
Ela passa grande parte do dia dedicada aos tigres e sente-se feliz com o papel que desempenha, e os tigres brancos estão verdadeiramente deliciados com a sua "mãe".


Além do olhar de satisfação - praticamente humana - desta chimpanzé, na foto poderíamos jurar que ela está rindo... o que os estudiosos dizem que só nós - humanos - temos capacidade...















Mais uma lição que os animais nos dão!!!

terça-feira, 14 de abril de 2009

segunda-feira, 13 de abril de 2009

LIXO ESPACIAL

É isso mesmo todos esses pontinhos brancos são de satelites
desativados e outros objetos colocados pela mão do homem.

Além de todo o lixo que é produzido aqui na terra o ser humano esta conseguindo poluir o espaço. É o chamado lixo espacial, trata-se de toneladas de pedaços de satélites, naves, estágios de foguetes e outras coisas que as missões espaciais americanas e russas deixaram no espaço, são quase 6 mil artefatos que sobrevoam o planeta. O problema é que esse lixo representa um perigo para as estações espaciais e para o ônibus espacial e seus tripulantes. Ainda é um problema para as comunicações, pois esses destroços pode, destruir satélites, interrompendo as comunicações aqui na terra.

Quando a orbita desses corpos se aproximam muito da atmosfera terrestre eles acabem entrando na atmosfera terrestre. A maioria queima na reentrada ou cai no mar, mais pode acontecer de atingirem a terra. A probabilidade dos destroços caírem no mar é maior apenas porque o mar representa cerca de 74% da superfície terrestre e a maiorias dos continentes tem poucas áreas habitada. Nem mesmo a lua ficou livre do lixo, as missões que pousaram no nosso satélite natural deixaram lá muitos equipamentos (assim eles traziam menos peso na volta) que hoje são apenas lixo lunar. Esperamos que as agencias espaciais passem a se preocupar mais com esse problema, que mesmo parecendo ficção e muito serio.


.geocities.com/atitudecologica

sábado, 11 de abril de 2009

AS AVES, QUE AQUI GORJEIAM!


Elas estão por aí, pode ter certeza. Escondidas por entre as poucas folhagens, camufladas pelas poucas árvores, ou mesmo desafiando os carros nas ruas e avenidas paulistanas, sabiás, tico-ticos, bem-te-vis, joão-de-barro, e até mesmo alguns estrangeiros como os pardais e os quero-queros sobrevivem em meio ao caos urbano.

É incrível pensar que alguém com asas possa optar a viver em um lugar como São Paulo.

Para a grande maioria das pessoas, a fauna urbana é composta, basicamente, por ratos e alguns insetos indesejáveis, especialmente em época de epidemia de dengue. Ledo engano.

Um levantamento realizado no Campus da Cidade Universitária nos revela um número surpreendente. São mais de 130 espécies de aves –migratórias ou residentes- somente nessa área.

Falar em 130 espécies parece muito, mas se estendermos nosso olhar para fora da cidade de São Paulo e começarmos a contemplar áreas mais afastadas, onde um pouco mais de verde ainda sobrevive, esse número aumenta consideravelmente, podendo chegar a mais de 270. Sim, elas estão por aí. Apesar de anônimas, sem rosto, elas possuem voz.

Bem-te-vi, maritaca, sabiá-laranjeira são, sem dúvida, os que marcam presença de forma mais conspícua e, mesmo assim, são vistos ou conhecidos por poucos.

Milhares de pessoas por ano visitam o Brasil para ter o prazer de poder observá-las. Legiões de americanos, alemães, belgas e outros mais procuram por um pouco mais de vida, de cor e de som dentro das nossas florestas, cerrados e caatingas. Realmente o ser humano só dá o devido valor àquilo que perde.

Já que é assim, ou seja, já que elas insistem em dividir o ambiente urbano conosco, por que não admirá-las, conhecê-las e até mesmo tornar sua vida um pouco mais agradável.

Valorize os espaços de sua casa e de seu bairro aumentando a área verde disponível, em especial, com árvores frutíferas. Cobre das autoridades o cuidado devido das raras áreas verdes e, claro, não espere tudo dos outros. Organize mutirões, ponha a mão na massa, ou melhor, na terra.

Ensine seus filhos, desde cedo, a valorizar o que temos de melhor, o que é admirado por muitos fora do Brasil, e ainda muito pouco por nós mesmos.

Certamente as aves e muitos outros animais dentro da selva urbana (como nós) vão agradecer e sentir que sua casa pode ser um pouco mais aconchegante e melodiosa.


Edson Grandisoli
Biólogo, Prof.Mestre em Ecologia

sexta-feira, 10 de abril de 2009

VOCÊ DORME BEM?


Você é ansioso? Estressado? Dormir é um problema para você? Lembre-se: Uma boa noite de sono é essencial para uma qualidade de vida sem estresse.

Para conseguir descansar e estar preparado para o corre-corre do dia é preciso ter uma boa noite de sono. Essa noite bem dormida depende que se faça uma "higienização do sono" - antes de ir para a cama a pessoa deve eliminar fatores
estimulantes ao cérebro como "o uso de bebidas alcoólicas, o uso de remédios à base de cafeína, café, chá preto, levar trabalho (preocupações) para o quarto, não ver filmes excitantes, não ter um quarto cheio de penduricalhos com cores
vibrantes, (...) Tudo isso são fatores que podem desencadear uma péssima noite. Para ajudar a relaxar, o quarto, tem que ser um lugar mais simples possível, um lugar tranqüilo, aconchegante, com um ambiente de paz e ter na cama um
lençol limpinho", acrescenta o neurocirurgião doutor Pacheco.

Tudo o que se faz no momento em que se acorda até o anoitecer causa impacto no seu descanso da noite até a manhã. Por isso ter uma boa qualidade de vida é essencial para não prejudicar os estágios do sono, e assim, não alterar o tempo biológico que é o equilíbrio entre o afetivo e o fisiológico. O que interessa não é a quantidade de horas dormidas, mas sim a qualidade de sono dormido.

Existe três tipos de dormidores: o curto, que é aquele que dorme menos de sete horas e está feliz da vida, o dormidor médio, que dorme até nove horas e o dormidor longo, que precisa de doze horas de sono. Mas o que interessa mesmo é que uma pessoa precisa passar por ciclos.
São 5 estágios mais o rém, (estágio que você sonha e lembra do seu sonho e ele acontece do final da noite para o início da manhã).

Seu dia-a-dia é um fator determinante nas noites mal dormidas.
E se a insônia existe, por outro motivo, você acaba ficando estressado, ansioso e mau humorado.
Além de tirar o sono de muito gente, o estresse deixa a pessoa com a cara amassada, chateada, sem produzir em seu trabalho, além de prejudicar o raciocínio deixando-o lento porque a região do cérebro relacionado ao sono não foi bem oxigenada.

O sono é importantíssimo em sua vida! Se você tem problemas para dormir, antes de procurar um profissional, tente acertar seus hábitos, conforme seus horários e suas obrigações. Se mesmo assim a insônia persistir, procure um médico especialista. E não se contente com um remédio.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

OS ERROS DE PHOTOSHOP

( Maxilar a menos)
(cadê o bico?)

(Tamanho da mão da modelo)


(Mãozinha a mais)



(Esqueceram a cabeça)




(Umbigo ??)






(Beyoncé com tres braços) uau!




(Ashllee Simpson, boneca de porcelana)