segunda-feira, 13 de abril de 2009

LIXO ESPACIAL

É isso mesmo todos esses pontinhos brancos são de satelites
desativados e outros objetos colocados pela mão do homem.

Além de todo o lixo que é produzido aqui na terra o ser humano esta conseguindo poluir o espaço. É o chamado lixo espacial, trata-se de toneladas de pedaços de satélites, naves, estágios de foguetes e outras coisas que as missões espaciais americanas e russas deixaram no espaço, são quase 6 mil artefatos que sobrevoam o planeta. O problema é que esse lixo representa um perigo para as estações espaciais e para o ônibus espacial e seus tripulantes. Ainda é um problema para as comunicações, pois esses destroços pode, destruir satélites, interrompendo as comunicações aqui na terra.

Quando a orbita desses corpos se aproximam muito da atmosfera terrestre eles acabem entrando na atmosfera terrestre. A maioria queima na reentrada ou cai no mar, mais pode acontecer de atingirem a terra. A probabilidade dos destroços caírem no mar é maior apenas porque o mar representa cerca de 74% da superfície terrestre e a maiorias dos continentes tem poucas áreas habitada. Nem mesmo a lua ficou livre do lixo, as missões que pousaram no nosso satélite natural deixaram lá muitos equipamentos (assim eles traziam menos peso na volta) que hoje são apenas lixo lunar. Esperamos que as agencias espaciais passem a se preocupar mais com esse problema, que mesmo parecendo ficção e muito serio.


.geocities.com/atitudecologica

5 comentários:

  1. É Sandra, o homem não se contenta em poluir a terra e quer poluir o espaço também.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vi essa imagem e fiquei meio chocado. Agora imagine o que há no fundo do mar e que a gente não vê.

    ResponderExcluir
  3. Bem Sandreca,
    Nós humanos, somos completamente irracionais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre que vejo noticias a respeito fico pensando que podemos tomar na cabeça e não de meteoritos (ohhhhh) e sim do proprio lixo que o homem criou. Mais um...

    ResponderExcluir
  5. Eu vi uma matéria na Revista superInteressante, que mostrava alguma ideias da NASA, para coletar todo esse lixo. Além de nenhum projeto garantir uma eficácia, ainda são muito caros.
    Até onde eu sei ela não decidiu nada a esse respeito.

    ResponderExcluir