sexta-feira, 10 de abril de 2009

VOCÊ DORME BEM?


Você é ansioso? Estressado? Dormir é um problema para você? Lembre-se: Uma boa noite de sono é essencial para uma qualidade de vida sem estresse.

Para conseguir descansar e estar preparado para o corre-corre do dia é preciso ter uma boa noite de sono. Essa noite bem dormida depende que se faça uma "higienização do sono" - antes de ir para a cama a pessoa deve eliminar fatores
estimulantes ao cérebro como "o uso de bebidas alcoólicas, o uso de remédios à base de cafeína, café, chá preto, levar trabalho (preocupações) para o quarto, não ver filmes excitantes, não ter um quarto cheio de penduricalhos com cores
vibrantes, (...) Tudo isso são fatores que podem desencadear uma péssima noite. Para ajudar a relaxar, o quarto, tem que ser um lugar mais simples possível, um lugar tranqüilo, aconchegante, com um ambiente de paz e ter na cama um
lençol limpinho", acrescenta o neurocirurgião doutor Pacheco.

Tudo o que se faz no momento em que se acorda até o anoitecer causa impacto no seu descanso da noite até a manhã. Por isso ter uma boa qualidade de vida é essencial para não prejudicar os estágios do sono, e assim, não alterar o tempo biológico que é o equilíbrio entre o afetivo e o fisiológico. O que interessa não é a quantidade de horas dormidas, mas sim a qualidade de sono dormido.

Existe três tipos de dormidores: o curto, que é aquele que dorme menos de sete horas e está feliz da vida, o dormidor médio, que dorme até nove horas e o dormidor longo, que precisa de doze horas de sono. Mas o que interessa mesmo é que uma pessoa precisa passar por ciclos.
São 5 estágios mais o rém, (estágio que você sonha e lembra do seu sonho e ele acontece do final da noite para o início da manhã).

Seu dia-a-dia é um fator determinante nas noites mal dormidas.
E se a insônia existe, por outro motivo, você acaba ficando estressado, ansioso e mau humorado.
Além de tirar o sono de muito gente, o estresse deixa a pessoa com a cara amassada, chateada, sem produzir em seu trabalho, além de prejudicar o raciocínio deixando-o lento porque a região do cérebro relacionado ao sono não foi bem oxigenada.

O sono é importantíssimo em sua vida! Se você tem problemas para dormir, antes de procurar um profissional, tente acertar seus hábitos, conforme seus horários e suas obrigações. Se mesmo assim a insônia persistir, procure um médico especialista. E não se contente com um remédio.

2 comentários:

  1. Interessante o artigo Sandra.
    De muita utilidade mesmo pois muitas pessoas não sabem o posível motivo de seu estresse, mau-humor e etc.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tenha uma Páscoa abençoada e com os recomeços que você espera.
    beijos de luz
    mirna

    ResponderExcluir